quarta-feira, 12 de maio de 2010

A Saga Crepúsculo: Eclipse – Novidades do set: vampiros recém-nascidos invadem Fork

d17

São os novos sets de Eclipse que eu acho realmente excitantes! Como eu sou uma fã dos livros e dos filmes, estou sempre interessada em ver como as cenas mudam dos livros… E também ver como é o estilo de cada diretor de um filme da Saga Crepúsculo para outro.

Eu tive a chance de ver um novo set sendo filmado para Eclipse… a cena onde os recém-criados chegam em Forks. É uma cena pitoresca, com montanhas e água como pano de fundo da fotografia, e uma praia esparsa e desocupada para que os recém-criados cheguem… Então eles desaparecem na floresta. Os vampiros recém-nascidos parecem absolutamente assustadores, e suas roupas rudes e militares junto com seus olhares determinados aumentam o clima. Filmada bem cedo pela manhã, esta cena foi projetada para parecer ter sido filmada pela noite, possivelmente logo depois do anoitecer e antes do amanhecer.

Riley (Xavier Samuel) e Bree (Jodelle Ferland) estavam no set assim como um número de vampiros recém-criados que nós nunca tínhamos visto antes.

Eu fico sempre espantada por ser necessária uma produção tão grande para filmar apenas alguns segundos nesses filmes. O diretor da segunda unidade, EJ Foerster estava no set, calmo, mas no comando… Fazendo uma dúzia de tomadas diferentes para apenas algumas cenas. Um número incrível de pessoas envolvidas mais toneladas de equipamentos e horas de filmagem de tantos ângulos diferentes apenas para pegar uma sequência de cinco segundos… Wow.

Note todos os equipamentos na praia, incluindo o equipamento de mergulho e as canoas. Você também pode ver algumas das árvores falsas, as mais baixas, que eles usaram no primeiro plano da praia.

São duas cenas distintas… Cenas onde uma recém-criada está conversando com um recém-criado, e a cena principal (na qual eles gastaram quase todo o tempo filmando) em que há três recém-criados, incluindo Riley, saindo da água para a praia. Eles não saem da água nos livros, mas eu acho que é uma boa adição dramática.

A água aqui tinha uma temperatura bem fria, então eu não estou surpresa em ver os atores com finas roupas para água por baixo de seu figurino. Eles também estavam com pequenos pesos por baixo da roupa para ajudá-los a se manterem embaixo d’água antes da tomada. Eu tenho minha licença PADI para mergulho então eu estava realmente curiosa sobre como eles estavam usando o equipamento de mergulho para as filmagens. O equipamento serve para dois propósitos: Um, para dar aparelhos para respirar extras para os atores para que eles possam respirar em baixo d’água quando necessário… E dois, para ajudar a dar atores as deixas e guiá-los em certos pontos quando necessário.

Nessa cena no vídeo (a ser publicado), você poderá ver o diretor pedindo a eles para irem embaixo d’água (“Para baixo d’água!”), então ele conta enquanto eles se movem com as câmeras, “Ok, Riley”… Então o primeiro ator emerge (meu palpite é que eles estão usando “Riley” como palavra código, já que o primeiro ator que emerge NÃO é Riley). Então o diretor chama “2… e 3”… E o outro ator e Riley emergem da água. Os vampiros se movem devagar, esgueirando-se pela água, mas com um propósito muito claro.

Você pode ver pela câmera que irá ser uma tomada bem fechada com tantos membros da produção parados próximos na água.

Várias repetições dessa tomada são feitas, com diferentes combinações dos vampiros recém-criados na água. Eles também tentam diferentes configurações de iluminação, tanto com um lençol branco que faz a água quicar na água, ou com enorme holofote iluminando de uma forma difusa os atores. O equipamento de câmera era muito flexível, se movendo para cima e para baixo e circundando os atores conseguindo qualquer ângulo necessário para as filmagens. Os atores estavam com uma maquiagem bem pálida.

Eu também tive minhas suspeitas confirmadas por um dos PA de que a cena toda estava sendo filmada sem som. A música e os efeitos serão adicionados depois na pós-produção. Uma boa coisa – porque um time inteiro de gansos começou a guinchar loucamente no meio de várias cenas. Foi hilário.